Das visitas e de outros encontros

E porque de facto hoje está-me a dar para as lamechices, tenho que acrescentar que há têm havido mais reencontros de ex-alunos-agora-(só)- (e este só é tanto)-amigos, "prixemplo" a Ana Raquel, nas aulas uma aluna reservada e recatada, que quando apresentava trabalhos se transformava (tranfigurava é o termo correto) em supercomunicadora, original e cativante, que só tinha um pequenino defeito: a apresentação dela durava a aula toda. Mas com uma vantagem: ninguém dava pelo tempo passar. Natural born teacher. Prometeu-me no meu dia de anos um presente, quando a nota do exame (feito nesse mesmo dia) saísse. Respondi-lhe que o meu presente fora todo o empenho e esforço de quatro anos de trabalho. Mas a verdade é que veio reforçado com um brilhante 18! Fantástica.
Geralmente com a Ana Raquel encontro, no autocarro, a Cristiana. A Cristiana é (não consigo escrever foi) uma das alunas mais queridas que conheço. Tudo nela é delicado, do gesto à voz. Trabalhou imenso, e foi sempre a melhorar, mais e mais... Fez-lhe bem a companhia o colega de carteira (impossível pensar num sem pensar no outro), e volta e meia revejo-os no telemóvel, a entrar na sala de EAA (ainda aqui estão, vocês). Ás vezes o nervosismo apoderava-se dela, mas a verdade é que conseguiu superar as inseguranças, e terminar com sucesso uma etapa do seu percurso escolar. É agora uma caloirinha linda!
A Rosinda também foi à escola esta semana. Não foi para me ver, mas a sua DT lembrou-se que talvez eu gostasse de a ver... E acertou! A Rosinda é daquelas alunas que qualquer professor gosta de ter. Organizada e metódica, não se fica pelo que dizemos, procura, pesquisa, questiona, resume... E depois tem um lado humano extraordinário. Emprestava resumos, explicava os conteúdos aos colegas com dificuldades, sempre com muita paciência e voz doce. Entrou em Direito, e esteve a contar-me sobre as suas aulas, os livros, as disciplinas. Descobri que Direito Romano ainda se estuda pelo mesmo livro que eu estudei ( o de Santos Justo- credo, já lá vão 23 anos??)... Só espero que direito corresponda às suas expectativas. Para já, está animada, e isso vê-se!
Bem, e tenho que falar da Joana, a superdelegada de turma, que também estava com a Rosinda nesse dia. A Joana foi durante três anos o elo de união da turma: preocupada, sempre atenta aos colegas, pronta a ajudar, mesmo que isso implicasse esquecer-se de si própria. De uma educação extrema, realista na análise das situações, sempre à procura da solução para os problemas.Merece o mundo, a Joaninha!

Comentários

  1. Saudades de todos estes anos, de toda a turma, de todos os professores...saudades mesmo, de tudo e de todos!
    beijinhos ...com saudades <3

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Também divagaram:

Mensagens populares deste blogue

As Escolas do Meu Coração- O Cerco do Porto

No meu tempo...