As avós

Estava para aqui a pensar na avó Graminda. Tantas vezes lhe respondi torto, ou a critiquei por gostar de falar da vida alheia e saber a que horas é que os vizinhos chegavam a casa, por exemplo -sim que nas insónias nocturnas distraia-se na janela e durante o dia estava ao balcão a comprar, vender e conversar- no fundo, era tipo facebook numa versão live. Mas na verdade era também com ela que ao domingo ia à missa, ou à festa anual dos combonianos, a alguma excursão (aqui menos que eu enjoava e ela também não saia muito). Era ela quem me comprava pacotes de batatas fritas ou o sumol para o domingo (e como era logo uma grade inteira, também matava desejos súbitos a meio da semana), e cozia ossos de suã ou fazia costeletas por minha causa, dado que eu não comia animais que tivesse conhecido ( criavam-se coelhos e galinhas lá em casa. E pombas, rolas, periquitos, melro e canário...e ainda um laguinho com peixes). Foi essa avó que me ofereceu a pasta académica, e que todas as semanas me dava dinheiro para um gelado. Admiro muito a minha outra avó, a avó Deolinda, mas ou porque vivemos juntas, ou por algumas similitudes no feitio (o mau feitio, conhecido como "feitio à pena"- eu devia ser Pena, mas o nome perdeu-se há duas gerações, e francamente também não me faz falta...), ou simplesmente porque tinha a certeza de um afecto mais exclusivo por parte da Avó Minda é nela que penso como avó. A avó Deolinda é fantástica, ajudou a criar grande parte das minhas primas, que viviam junto dela, e ainda agora faz malha, crochet, cultiva o quintal, lê e fala de política do passado e do presente... (E eu devia ir vê-la, grita-me a consciência. Muito alto.) E dei comigo a pensar no tipo de avó que eu gostaria de ser um dia. Das que conta histórias, que diz "come, estás magrinha..." Das que ficam com os netos para os pais poderem ir namorar. Daquelas que ouvem. Não me pareça que seja das avós que brincam. Mas pintar, desenhar, inventar, fazer cozinhados, isso já me parece. Espero mesmo ser uma avó presente, que dá presentes, colo, mimos e que acha que os seus netos são os melhores do mundo. Mas para já, ainda é cedo para avozices.

Comentários

  1. Gostei do termo Facebook versão live...
    Sabes Paula,, tens toda a liberdade de tb responderes torto---
    Uma resposta tua é sempre bem vinda....pode ser ??
    Bj

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Também divagaram:

Mensagens populares deste blogue

As Escolas do Meu Coração- O Cerco do Porto

No meu tempo...