O mais certo é ligarmo-nos aos que nos parecem semelhantes, aos que admiramos, aos que estão de acordo com o que dizemos, aos que nos são familiares mesmo sem os termos conhecido, aos que até contamos coisas privadas (se calhar porque não são conhecidos), aos que partilham as mesmas histórias ou se debatem com os mesmos desafios. Há três anos, a minha página inicial estava recheada de imagens e textos sobre a felicidade, o amor, a persistência. Depois veio a fase das manifestações, das revoltas (e aqui era curioso aparecerem amigos da esquerda, da direita, do centro e os desalinhados- e às vezes os desalinhados pareciam-me os mais politicamente acertados de todos) e manifs, e greves. E também os grupos solidários, cuja luta diária é tão meritória que devia ter mesmo um destaque maior. Agora, de um momento para o outro são notícias constantes de crianças, jovens e adultos que necessitam de suporte financeiro para fazerem tratamentos contra o cancro no estrangeiro. E assisto a verdadeiros milagres de solidariedade para alguns deles, mas penso: e os outros?
E é aqui que me revolto. Um estado que não assegura os cuidados de saúde para os seus cidadãos, serve para quê? Um estado que abandona os idosos serve para quê? Uma estado que sujeita o ensino a reformas constantes e quer reduzir alunos a números serve para quê? Um estado que fala de desemprego como um mal necessário para uma crise que não consegue resolver, vendo as situações das pessoas como danos colaterais, serve para quê? Um estado que ignora os que quando a noite cai surgem de todos os lados como cogumelos para dormirem na rua serve para quê? E já agora, pagamos impostos para quê mesmo? E não me venham com a crise do estado providência e com o neoliberalismo, reinventem-se teorias e sistemas, que este definitivamente está para além de moribundo.

Comentários

  1. A minha mensagem de hoje para você é:
    A vida é curta, quebre as regras, se apaixone, beije demoradamente,
    ame verdadeiramente, ria incontrolavelmente, e nunca deixe de sorrir,
    por mais estranho/pequeno que seja o motivo.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Também divagaram:

Mensagens populares deste blogue

As Escolas do Meu Coração- O Cerco do Porto

No meu tempo...