Turmas de 40?!?!

Passo a vida a ouvir dizer: no meu tempo havia 40 alunos numa turma e aprendíamos todos. Pois aprendíamos. No meu tempo (e falo do final dos anos 70 e início dos 80) também fazíamos fila em frente da professora, que nos perguntava a tabuada e se falhássemos, reguada. Eu adorava a minha professora- na altura dizia-se professora primária (estes adjectivos lembram-me sempre uma amiga educadora que dizia "não sou "infantil", sou "de infância"), e só me recordo da reguada do 4 vezes oito que confundi com o 4 vezes nove, mas lembro-me de um amigo a correr, a fugir da professora, que era uma senhora mas dessa vez também correu atrás dele, de régua em punho. E sim, éramos quarenta, mas a partir do sexto ano éramos poucos que a maior parte das meninas ia para as fábricas e os rapazes para as obras. Não foi assim há tanto tempo. No tempo das turmas de 40 os pais não diziam aos filhos que a escola não servia para nada. Alguns até incentivavam aos estudo, outros faziam sacrifícios para que os filhos continuassem a estudar. E porque os filhos sentiam esse esforço esforçavam-se por retribuir com resultados. Agora fala-se da redução de turmas à custa de as engrossar, ao mesmo tempo que se limitam os CEF (ou seja, alunos de CEF encaminhados para o ensino regular- um ensino que não lhes diz nada), fazendo das turmas uma amálgama de idiossincrasias, expectativas, desejos (ou não) ligados à vida académica. Não dá para trabalhar? Claro que dá! Sempre deu. É maior o desgaste, mas sobrevive-se. Agora eu acho que TODOS os alunos têm direito a um ensino de QUALIDADE. É para isso que nós, pais, pagamos impostos. E por isso, turmas de 30 num ensino básico não permitem a qualidade de ensino que os nossos filhos MERECEM. Por isso acho mesmo que todos os pais se deviam movimentar junto das associações de pais das escolas, porque em Setembro ou Outubro será tarde demais. O ensino Público tem bons Profissionais, tem bons Alunos e merecia outras políticas educativas por parte da tutela. Mas é bom demonstrar que como pais estamos atentos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As Escolas do Meu Coração- O Cerco do Porto

No meu tempo...