Eu acredito em ti!


https://scontent-mad1-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xaf1/v/t1.0-9/11960208_10207994173076028_7343702326917460626_n.jpg?oh=919a43bf8d6bf6778f7ea64bbfbeaa62&oe=566948E8 




Esta semana marca o regresso, pelo menos para os professores que para os alunos as férias ainda duram mais um bocadinho. É o recomeço, preparar o início do ano letivo, num sem número de reuniões e atividades afins para que quando os alunos chegarem esteja tudo prontinho à sua espera. Aí, será a nova fase sempre repetida e contudo nova de conhecer novas caras, descobrir os seus talentos, cativar (pelo menos tentar) os que não gostam de aprender ( ou os que forem entretanto "desgostando") ensinar o que cada um sabe melhor... Sem esquecer nunca estas 3 coisas que os alunos querem ouvir: como estás? ( às vezes preferível substituir por um abraço quando se vê que não está bem mas também não quererá falar sobre o assunto), tu tens uma missão/ um papel importante ou tudo fará sentido, mesmo que agora não vejas qual e finalmente : eu acredito em ti! 
Dizia alguém no filme do Peter Pan que cada vez que um menino dizia que as fadas não existiam, morria uma fada. Pois cada vez que um professor não acredita num aluno- e os alunos sentem isso, nem é preciso dizer- há um bocadinho do aluno ( da sua auto-estima, da autoconfiança) que morre. Muitos bons alunos se perdem. Pelo inverso, bons alunos se ganham. Às vezes, os professores que acreditam também sofrem desilusões. Mas há que recuperar a capacidade de acreditar. Eu acredito em ti!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As Escolas do Meu Coração- O Cerco do Porto

No meu tempo...