A mão no ombro. A maçã.

Praia- Agosto 1930

Em 1930 ainda não havia Estado Novo mas Salazar já estava há dois anos no poder como ministro das finanças. Um ano antes ocorrera o crash da bolsa de Nova Iorque, que levou à primeira grande crise do capitalismo. O meu avô tinha 16 anos, a minha avó treze (ou seriam 12?), e tiraram-lhes esta foto de uma ida à praia. Rostos fechados, que a moda do sorriso para a fotografia vinha longe e muito riso era sinal de pouco siso. Sempre achei que temos traços hebraicos, e no rosto de minha avó eles estão todos. Se calhar a vontade de sorrir seria pouca. Perdeu a mãe na infância, reagiu mal a um segundo casamento do pai que se vangloriava ter conseguido desfazer. Ao contrário das outras meninas da sua idade, cresceu ao balcão, comprava, vendia, fazia e desfazia. Era a "morgada", a mulher da casa e até ía com o pai à tourada.  Trabalhos domésticos nunca foram a sua praia. Já mulher adulta e avó, volta e meia deixava queimar o estrugido (porque às vezes perdia-se na conversa com as clientes e esquecia-se...), e mandava o tacho fumegante a rebolar pelo quinteiro fora, acompanhado de uma série de impropérios que agora não vou escrever mas se adivinham. Depois era só ir buscar um tacho novo (também os vendia na sua drogaria onde se encontrava um pouco de tudo) e voltar a fazer tudo de novo.  Fixei-me nos sapatos dela, rasos, práticos, brancos como a blusa, nas pernas cruzadas, na carteira que segura com a mão direita, já que a esquerda está sobre o ombro dele. O meu avô.Um adolescente, hoje, era de facto um adulto na época, ou pelo menos vestia como tal: fato, chapéu que descansava na rocha (ao domingo o boné dava lugar ao chapéu, sempre assim foi), gravata desalinhada. Parece-me ter uma maçã na mão. Nunca tinha reparado na maçã. Sempre achei que o meu avô era encantado pela minha avó. E foi assim até ao fim. Ela era baixa, ele alto. Ela morena de olhos castanhos, ele loiro de olhos azuis. De uma certa forma, completavam-se. Ela era o cérebro, fazia e desfazia, destinava-lhe o tempo, ordenava-lhe o dia de trabalho. Ele fazia o ela dizia. Desdobrava(m)-se entre três enormes terrenos que cultivavam e uma drogaria que era uma referência na época. Gostava dela, via-se no olhar. Encantado. A mão no ombro. A maçã.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As Escolas do Meu Coração- O Cerco do Porto

No meu tempo...