Mulheres ao poder- todas?

Sempre defendi a igualdade das mulheres, e a chegada de cada vez mais mulheres à política (que há meia dúzia de anos era incomum, e muitas vezes forçada por cotas) sempre deixou antever uma mudança definitiva de paradigmas. Eis senão quando aparece uma senhora na política que cada vez que abre a boca, seja para defender os amarelos do ensino, seja para fazer exigências ao líder máximo da nação,  seja para uma série de outras intervenções infelizes, faz crescer dentro de mim uma vontade enorme que me embaraça: a de a mandar ir para casa, cuidar dos filhos, dedicar-se à culinária, enfim, baixar a crista e aprender mais da vida..
Pensamentos machistas,- diz-me a consciência. -Não tens vergonha?
Tenho, ou antes, tinha. Porque com o passar do tempo começo a perceber que afinal o meu pensamento deu um passo em frente, e permitiu-me perceber que é a incompetência dela que me incomoda. E isso, não tem género. E apoiar incompetentes só por serem mulheres está errado. É tão grave como vetar-lhes o poder só por o serem.

Comentários

  1. Sim, apoiar mulheres só por serem mulheres não faz grande sentido. Devemos apoiar mulheres pelas suas ideias, competência e medidas. Assim como apoiar os homens. Aliás, acho que nem deveríamos estar a dividir isto em homens e mulheres. Deveríamos estar a falar de pessoas competentes e incompetentes, independentemente do género.
    Mas reconheço que tem de haver uma evolução nos números de mulheres na política. Talvez haja um preconceito até das próprias mulheres em relação à política. Algo que eu acho que está a mudar.

    ResponderEliminar
  2. Tens toda a razão, não deveríamos sequer falar em homens e mulheres mas em pessoas! Quanto à participação das mulheres na política (como em posições de chefia e afins) de facto há preconceitos a vencer, das próprias e da sociedade em geral. Não sei se as coisas estão a mudar, num contínuum, ou se não passam de ciclos onde alternam padrões de comportamento e formas de pensar...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Também divagaram:

Mensagens populares deste blogue

As Escolas do Meu Coração- O Cerco do Porto

No meu tempo...