As Escolas do Meu Coração- Freamunde

 O que foi que me fez, pela primeira vez, falar de uma escola como “a escola do meu coração”? Foram muitos anos a saltar de escola em escola, sabendo que em junho nos despedíamos e, em setembro (a correr bem), a saga dos mini-concursos levar-me-ia para outras paragens. Ter a ilusão de poder continuar mais um ano no mesmo local era agudizar a dor de uma separação que fazia parte do processo. Quando fiquei colocada nela, o meu marido levou-me a ver onde ficava. Basicamente no fim do mundo. No regresso fomos comemorar. Afinal, fora a primeira vez que ficara colocada na segunda fase, em final de agosto, e já não passava parte de setembro desempregada. Nessa altura não havia subsídio de desemprego para os professores, nem indemnizações por caducidade de contratos. Foi uma comemoração estranha, com lágrimas a pingar sobre o molho de francesinha. Nunca imaginaria que essa seria a primeira escola do meu coração. Com direito a transportes múltiplos para lá chegar até encontrar depois colegas fantásticos que me davam boleia, Agrela acima, Agrela abaixo, colegas que depois se tornaram amigas, confidentes, com quem partilhava conversas e silêncios (acho que os silêncios, aqueles silêncios conversados, só se conseguem com aqueles de quem se gosta mesmo muito). Foi a primeira escola onde trabalhei vários anos, onde fiz tanta atividade diferente (era o tempo do Estudo Acompanhado e da Área de Projeto, mas também das substituições que nos permitiram descobrir que cabiam 6 pessoas numa casa de banho) e onde ficaria de bom grado para sempre, não fora a saúde da minha mais nova pedir que arriscasse uma aproximação de casa. Foi a Escola Dr. Manuel Pinto Vasconcelos, em Freamunde. O meu último período de trabalho, foi passado de atestado. O único atestado prolongado em quase 30 anos de profissão. O facto de passar os dias no hospital, primeiro, e a ir ao hospital, depois, obrigou-me a perceber o que realmente importava e a aceitar a mudança como uma necessidade. O regresso à escola, mesmo na reta final das aulas, permitiu que me despedisse das turmas. Ficou-me na memória uma sonora salva de palmas com que fui recebida numa delas. O secretariado de exames ocupou-me o resto do tempo. Dizem que não se deve voltar ao lugar onde fomos felizes, e eu não voltei. Agosto trouxe-me outra escola, bem mais perto. Aconselharam-me a ter aulas de defesa pessoal, e diziam em tom de brincadeira que me iriam “subornar” com material de contrafação. Nem uma coisa nem outra. A primeira frase que me ficou da chegada à escola estava riscada na parede. “Nunca te esqueceremos, Telmo”. - pensei que tinha que descobrir quem fora o Telmo. Fui recebida com simpatia e, estranhamente, senti que conhecia aquele espaço e os novos colegas há muitos anos! Acabei por perceber que afinal no meu coração cabiam mais escolas. Estava no Cerco do Porto. A segunda das três escolas do meu coração. Mas quinze anos não cabem num parágrafo e este texto já vai longo. E afinal a minha intenção até era falar da terceira escola do meu coração. Enfim, fica para outra vez. Ou não. Logo se vê…

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As Escolas do Meu Coração- O Cerco do Porto

No meu tempo...